Assinatura Sense8
O Chopp
Varias coisas que você queria saber sobre a nossa bebida favorita, mas estava muito sóbrio para perguntar:

1 - De onde vem a palavra chope?
Chope vem do alemão Schoppen e é uma medida de volume. Equivale a 500 ml. Com o tempo, a palavra passou a designar a bebida.

2 - Então qual a temperatura ideal?
O ideal é que o chope saia da máquina com temperatura entre 0 e 2 graus.

3 - Como tirar um bom chope?
Primeiro aproxima-se o copo levemente inclinado a 2 cm de distância da torneira. Quando o líquido chega ao meio, o copo deve voltar à posição vertical. Finalmente, com o copo quase cheio, gira-se a torneira para uma posição que só permite a passagem da espuma. Qualquer um aprende depois de três tentativas. O bom tirador é aquele que faz isso centenas de vezes numa noite e com rapidez.

4 - Chope estraga?
Sim. A bebida oxida muito facilmente. Um barril tem prazo de validade de 10 dias. Por isso é bom freqüentar bares onde o chope tem mais saída. Bar vazio significa chope velho.

5 - Qual a diferença entre chope e cerveja?
Os ingredientes são os mesmos. No entanto, a cerveja recebe mais uma etapa no processo: a pasteurização. A bebida segue para garrafa tem sua temperatura elevada e, rapidamente, abaixada, o que elimina possíveis contaminantes, dando uma vida útil maior. Daí resulta a diferença de sabor.

6 - Chope é mais leve que cerveja?
Não. Por ser mais fresco, a pessoa tem a impressão de que o chope é mais leve. Mas a fórmula é a mesma.

7 - Como é feito o chope?
O grão de cevada é selecionado, limpo, umedecido e estendido em uma grande sala (câmara de germinação) acondicionada entre 18 e 20ºC. O processo dura de 8 a 9 dias e é interrompido com uma corrente de ar de 25ºC que seca os grãos, que a essa altura desenvolveram enzimas. Depois são torrados em fornos especiais, entre 100 e 200ºC, e então moídos. Em seguida, os grãos são misturados à água. Depois de três horas o líquido é filtrado e fervido. No processo de fervura, acrescenta-se o lúpulo. Só depois ele é fermentado, resfriado a uma temperatura de 3,5ºC e transferido para tanques onde é mantido por trinta dias em temperaturas em torno de 0ºC. Por fim, é filtrado para a retirada de partículas em suspensão e para garantir brilho e transparência.

8 - Quantos quilos de cevada são precisos para se fazer 1 litro de chope?
São necessários 40 gramas de cevada para cada litro. Isso equivale, mais ou menos, a 12 pés de cevada.

9 - Qual o tamanho ideal do colarinho?
Mais ou menos 3 cm de espuma.

10 - Por que se deve beber com espuma?
A espuma é essencial para manter o gás. Ela protege a bebida do contato com o oxigênio, que faz o chope amargar. A espuma também ajuda a preservar temperatura do chope.

11 - Qual a diferença do chope claro para o escuro?
Cada marca tem sua receita. De modo geral, o chope escuro tem malte torrado ou leva adição de caramelo. Em alguns casos, além da cor, ele pode ser um pouco mais amargo.

12 - Que material é usado nas melhores serpentinas?
Cobre, alumínio ou aço inoxidável. São materiais que transmitem temperatura com rapidez.

13 - Tamanho (da serpentina) é documento?
Não. O tamanho da serpentina não influencia a temperatura do chope. Hoje em dia, há tecnologia que permite que o chope gele mesmo em serpentinas curtas.

14 - Como se deve lavar um copo de chope?
Com sabão neutro e água corrente em grande quantidade. É importante não deixar gordura no copo, pois ela atrapalha a formação de espuma. Recomenda-se deixar secar naturalmente. Na hora de servir, molhar o copo ajudar a formar o colarinho.

15 - Em que temperatura o chope congela?
Por volta de 2,5 graus negativos.

16 - Tomar chope de canudinho dá mais onda?
O canudo em si não tem efeito algum. Só que se acaba bebendo mais rápido e consumindo mais, o que aumenta o efeito.

17 - Quando e onde inventaram o chope?
Na Mesopotâmia (região onde hoje é o Iraque), há cerca de 6.000 anos. A cerveja só foi criada depois da invenção do processo de pasteurização, em 1876.

18 - Existe cerveja sem álcool. E chope?
Existe. Mas não no Brasil.

19 - Congelar o copo antes de beber chope é bom?
Aumenta a sensação de que a bebida está gelada. Mas, na prática, a diferença que um copo gelado dá é de cerca de meio grau a menos do que com o copo à temperatura ambiente. Quase nada.

20 - O que os belgas colocam no chope para que eles tenham sabores de cereja ou morango?
As próprias frutas. Elas são acrescentadas na etapa da fermentação.

21 - Quais os tipos mais estranhos de chope que existem?
Há chopes aromatizados com tabaco, com gosto de chocolate e até de pimenta.

22 - Qual o teor alcoólico do chope?
A graduação varia entre 4,5% e 5%. O vinho tem 8%, o licor 22% e destilados, como a vodca e o uísque, 42%.

23 - O que tem mais gás: chope, cerveja ou refrigerante?
O chope tem a mesma quantidade de gás que a cerveja. Ambos têm menos gás que o refrigerante.

24 - Qual é o copo ideal para uma boa degustação?
Tem de ser fino. De preferência de cristal. O contato da boca com um copo mais fino e mais gelado é mais prazeroso. Também é aconselhável o uso de copos longos, com fundo mais estreito que a boca, para facilitar a formação do colarinho.

25 - Qual a melhor cevada do Brasil?
É a cultivada no cerrado, na região do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. As hastes têm 6 fileiras e os grãos tem qualidade comparável aos da Europa e superiores aos do Sul do país. No Rio Grande do Sul, há mais plantações (100 mil hectares contra apenas 7 mil da região central), mas as hastes só dão duas fileiras de grãos e a colheita às vezes é prejudicada pelas chuvas.

tit_choppdelivery
chopp