7 dicas de como servir chopp corretamente – Chopp Albanos

18/03/2020

7 dicas de como servir chopp corretamente


Muita gente adora tomar um chopp gelado após o trabalho, no fim de semana ou em ocasiões especiais, seja em um bar, restaurante, um evento ou até mesmo em casa. Mas você sabia que existe uma forma correta de como servir chopp?

Seja você proprietário de um estabelecimento, produtor de eventos ou um simples apaixonado por cerveja, saber as técnicas adequadas garante que você preserve o sabor, o aroma, a textura e a temperatura ideais do chopp e ainda evite desperdícios.

A principal diferença entre o chope e a cerveja está na fabricação, já que o chope não é pasteurizado e, com isso, mais fresco. Por este motivo, saber como servir chopp é importante para manter suas características originais e garantir que a experiência seja a melhor possível.

Então, vamos lá às 7 dicas da Cervejaria Albanos!

1.     Como transportar e armazenar o chope

Antes de saber como servir chopp, é preciso aprender as melhores formas de armazená-lo, já que isso também interfere na qualidade da bebida no copo.

Para transportar os barris de chopp, é importante que eles sejam carregados com a ajuda de alças e sem rolar, evitando ao máximo a movimentação do produto dentro do barril.

Quando receber o chopp, armazene-o em ambiente fechado com temperatura controlada, longe da luz do sol.

Justamente por não ser pasteurizado como a cerveja, o chopp tem validade mais curta e por isso deve ter um cuidado especial.

Se você optar pelo delivery de chopp Albanos, a equipe logística já está capacitada para garantir que seu pedido chegue da forma mais indicada.

2.     Procure o copo ideal

Para tirar o chopp da melhor maneira, é preciso ter também o recipiente ideal para cada estilo de cerveja. O copo certo evita a perda de gás, a oxidação do chopp e a diminuição da espuma. O copo “Lager”, muito parecido com a tulipa, é o mais indicado para o chopp Pilsen, por exemplo.

3.     E limpe-o bem!

Além de escolher o copo ou a taça adequada, também é importante cuidar da limpeza antes de servir a bebida.

É preciso certificar que resíduos de gordura, restos de bebida anterior, poeira, produtos de limpeza (como espuma de sabão e detergente) sejam eliminados por completo. Isso porque os resíduos podem prejudicar o sabor da cerveja ao criar bolhas de ar dentro do copo, o que faz com que o gás carbônico do chopp se disperse – e diminua a espuma. Além de ser uma questão de saúde e higiene, é claro.

7 Dicas de como servir chopp corretamente - Cervejaria Albanos

 

4.     Sem apego: despeje o primeiro jato

Para tirar um chopp sempre cremoso, é preciso realizar o que chamamos de ‘sacrifício’, ou seja, jogar fora o primeiro jato de chopp que sai da torneira.

Desta forma, você se certifica que o cliente (aquele que irá beber o chopp) receberá uma bebida totalmente fresca e livre das impurezas que ficam no equipamento.

Também é importante lembrar que o bico da torneira não pode, em hipótese alguma, ter contato com o chopp. Caso contrário, pode contaminar a bebida.

5.     Hora de tirar: como servir chopp

Chegou o momento de tirar o chopp, de fato? Ufa! Então:

  • Segure o copo ou a taça pela base ou alça (se for uma caneca) para evitar de esquentar o chopp.
  • Coloque o copo em um ângulo de 45 graus entre a sua parte superior e a torneira, de forma a permitir a entrada uniforme da bebida. Desta maneira, você cria a proporção ideal de espuma e líquido dentro do copo e ainda permite que o chopp corra de maneira lenta pelas paredes do copo.
  • Ao encher até a metade, levante o copo e deixe-o na posição vertical.

6.     O colarinho perfeito

Há quem diga que não curte o colarinho do chopp, ou seja, a espuma branquinha que fica sobre a bebida no copo. Mas a verdade é que o colarinho é fundamental para preservar o sabor e as características do chopp.

O colarinho ideal deve ter cerca de dois dedos (3 cm) de espessura.

7.     Retire o excesso de espuma

Para finalizar, depois que fechar a torneira e tiver o colarinho perfeito, passe uma espátula limpa sobre a espuma para remover o excesso. Esta guilhotina removerá as bolhas de que se formam fora do copo, facilitando o ato de beber.

7 Dicas de como servir chopp - Cervejaria Albanos

Ao final do processo, coloque a espátula em água gelada e limpa.

Qual a temperatura ideal?

A temperatura ideal do chopp vai variar conforme seu estilo. Afinal, o teor alcoólico, o amargor, o sabor e o aroma vão pedir temperaturas diferentes ao servir o chopp. Em geral, recomenda-se servir o chopp na mesa a uma média que vai de 0 grau a 8 graus.

Também pode-se variar a temperatura de acordo com o gosto do cliente. Há quem prefira um chopp estupidamente gelado e outros que preferem estilos mais fortes a uma temperatura um pouco mais alta.

Agora que você já aprendeu como servir chopp, é só partir para o brinde! Aproveite e aprenda também como escolher melhor tipo de chopeira para seu estabelecimento ou evento.

Quer servir sempre o melhor chopp para seu cliente? Seja um ponto de venda parceiro Albanos!

São diversos estilos de cerveja artesanal e suporte constante da equipe para garantir a melhor operação para seu negócio.