Como vender chopp: Guia para quem está começando no mercado

01/03/2020

Como vender chopp: Guia para quem está começando no mercado

Se você está se questionando como vender chopp, provavelmente está prestes a abrir um negócio ou percebeu o quanto a bebida tem demanda no mercado.

Abrir um bar, um restaurante, uma tap house ou até mesmo uma distribuidora é o sonho de muita gente. Mas a verdade é que antes de começar o seu negócio, você precisa se planejar bem. A localização, a decoração do espaço, a contratação de funcionários, controle de estoque… a lista é extensa.

Uma das questões que muitos varejistas e empresários fazem é como vender chopp. Como preparar o espaço para receber a bebida? Como servir? A fabricação será própria ou de outras cervejarias?

Por isso, hoje vamos te ajudar com dicas de como vender chopp para otimizar a logística do seu estabelecimento. Vamos lá!

Por que vender chopp

Muitos estabelecimentos optam pelo chopp por ser uma preferência da clientela. Mas a verdade é que existem muitas vantagens de se vender chopp, como a rapidez na refrigeração e a facilidade em manter a temperatura ideal para consumir.

Veja todas as diferenças entre vender chopp e cerveja.

 

Como vender chopp - Cervejaria Albanos

 

Como vender chopp: veja 5 dicas

1.      Decida como será feita a refrigeração

O primeiro passo é pensar sobre a refrigeração do chopp, uma vez que isso pode acarretar mudanças no projeto arquitetônico do seu espaço.

Adaptar o espaço também significa investimento, por isso é fundamental planejar seu orçamento antes.

Também é importante definir quantas torneiras você deseja ter no espaço e isso varia conforme os tipos de cerveja que você vai vender e o fluxo de saída do chopp no seu estabelecimento.

Para ter várias torneiras, é importante ter uma câmara fria no espaço. Assim, você consegue armazenar os barris de chopp e mantê-los refrigerados, prontos para servir.

Pense ainda sobre qual máquina de chopp você vai utilizar: elétrica, a gás, a gelo? Neste link você consegue ver qual o melhor tipo de chopeira para o seu negócio.

Fazendo este planejamento prévio você garante maior assertividade na sua lucratividade e evita transtornos posteriores.

2.      Quais equipamentos você vai precisar?

Para colocar a venda de chopp em funcionamento, é importante também contar com alguns equipamentos, além dos barris de chopp propriamente ditos.

Para quem optar por chopeiras elétricas, trave ou outros sistema de refrigeração que não seja a gás, é importante ter uma máquina pré-resfriadora que deverá ser instalada entre as torneiras e os barris de chopp para deixar a bebida gelada instantaneamente;

Para a refrigeração a gás:

  • Cilindros e linhas de gás, ou seja, a tubulação que irá transportar o gás.
  • Válvula extratora e linhas de chopp.
  • As torneiras, é claro, também chamada de taps.
  • Pingadeira, que é o suporte para coletar as gotinhas e sobras de chopp que caírem naturalmente da torneira durante o serviço. Pode ser instalado logo abaixo das torneiras.

3.      Quais estilos você vai vender? E quanto?

Outro ponto de atenção durante o planejamento é definir os estilos de chopp que você pretende vender. Claro que isso pode se alterar à medida que você identificar as preferências de seus clientes, mas é importante ter uma estimativa.

Defina, por exemplo, três ou quatro estilos fixos e mais uma ou duas torneiras para testes de outros rótulos sazonais. Ao identificar a rotatividade média, você pode alterar os barris de acordo com a saída.

Caso você não vá fazer a fabricação da sua própria cerveja, é importante contar com parceiros de confiança para a entrega dos barris.

A Cervejaria Albanos produz diversos estilos de chopp e cerveja em garrafa ou lata e conta com mais de 200 pontos de venda em Belo Horizonte e região.

Para ser um PDV parceiro é muito simples. Entre em contato via e-mail, telefone ou redes sociais. A nossa equipe comercial fará o atendimento e as recomendações necessárias para garantir as melhores entregas para seu negócios.

 

Como vender chope - Cervejaria Albanos

 

4.      Programe como servir seus chopps

Em geral, o chopp é servido em taças ou copos de 300 mL ou 500, mas você também pode apostar no pequeno, de 200mL, e até na régua de degustação, caso seu bar ofereça diversos tipos de cerveja artesanal.

É interessante ter bolachas porta-copo (uma ótima maneira de expor a sua marca ou da cervejaria parceira), jogo americano e outros artefatos para melhorar a experiência do seu cliente ao consumir a bebida.

Em relação ao serviço, você também pode optar por algumas frentes:

  • O serviço de garçom, o que demandará o pagamento de salários, os encargos da contratação, treinamento regular e a gestão de recursos humanos;
  • O atendente de balcão, que serve o chopp, mas entrega diretamente ao cliente;
  • O autosserviço, que é quando o cliente vai à torneira, se serve e paga na máquina, sem a necessidade de outra pessoa para intermediar a venda.

5.      Treine como extrair o chopp

Depois de definir o serviço, caso você opte pelos garçons ou atendimento de balcão, é importante realizar um treinamento de como servir chopp. Assim, você evita desperdícios e garante um serviço padronizado, com a bebida sempre gelada e com colarinho adequado.

  • O primeiro passo é padronizar o processo de limpeza dos copos. Resíduos de detergente, de bebida, oleosidade da pele podem prejudicar a qualidade e sabor do chopp e da espuma (além, é claro, de serem perigosos à saúde).
  • Para tirar o chopp, faça uma inclinação de 45 graus com o copo, segure-o pela alça ou pela base e, quando o chopp chegar na metade do copo, deixe-o reto na vertical. Isso fará com que a entrada da bebida seja feita de forma uniforme.
  • É importante manter o colarinho e deixá-lo com cerca de 2 cm de espessura.
  • A temperatura da bebida varia conforme o estilo de cerveja.

Agora você já sabe como vender chopp e pode começar a comercializar! Envie uma mensagem de WhatsApp ao atendimento comercial Albanos, seja já um de nossos PDVs parceiros e venda o melhor chopp de BH.

Veja Também:

Albanos realiza concurso de fotografia “CLICK CERVEJEIRO”

Concurso CLICK CERVEJEIRO
Saiba mais

Já tem alguns anos que o Carnaval de Belo Horizonte voltou a ser a primeira opção tanto de belo-horizontinos quanto de turistas. Que tal curtir o pré-carnaval na Casa Carnaval.

Saiba mais