GAZETA
ALBANOS

Fique por dentro de todas as novidades que envolvem a plataforma Albanos!

04/03/2020

Cerveja com jabuticaba: conheça os sabores do Projeto da Origem ao Copo

Se você já experimentou e curtiu a primeira cerveja do projeto Da Origem ao Copo Albanos, a Chocolate Stout com doce de laranja-da-terra, não pode deixar de conferir a nova criação.

Partimos para o segundo destino da expedição Albanos, escolhemos nosso novo ingrediente, produzimos um novo rótulo na fábrica e agora você pode conhecer tudo sobre a Catharina Sour Albanos, a cerveja com jabuticabas de Sabará.

Da Origem ao Copo: os segredos de Minas

Rodar pelas estradas de Minas Gerais é desvendar uma infinidade de sabores, conhecer ingredientes novos, conversar com pessoas com diferentes sotaques, descobrir histórias e causos memoráveis. É sentar-se à mesa, talvez próximo a um fogão a lenha, e conversar por horas enquanto toma um cafezinho com pão de queijo.

O estado é grande, você já deve ter ouvido falar que Minas tem o mesmo tamanho que a Espanha, então imagine a diversidade dentro do território!

E é por este motivo que a Cervejaria Albanos foi buscar nas montanhas de Minas inspirações e ingredientes para novas receitas de cervejas. Conhecer produtores locais, insumos ainda inexplorados pela cervejaria e sabores diferenciados e valorizar as produções artesanais dentro do estado.

Atualmente, a agricultura familiar representa 38% do valor bruto da produção agropecuária do país, são 4,4 milhões de famílias agricultoras trabalhando. Só em Minas, temos 350 mil propriedades familiares. Por isso, ao apoiar esta ponta da cadeia, é possível ajudar a difundir a cultura mineira e ainda fomentar o desenvolvimento socioeconômico do estado.

 

Da Origem ao Copo Sabará - Cervejaria Albanos

 

São Bartolomeu > Sabará

O primeiro destino da expedição Da Origem ao Copo foi São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, conhecido por suas compotas e doces tombados como patrimônio imaterial. Da viagem, nasceu uma Stout de chocolate com compota de laranja-da-terra, trazida do produtor Edu Tijolo.

Em seguida, foi o momento de conhecer outra relíquia do estado: as plantações de jabuticabas de Sabará, ou ouros negros, como são chamadas.

Na cidade, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte, é forte o cultivo da fruta e é tradição utilizá-la ao máximo em diversas receitas. O mestre cervejeiro Pablo Carvalho, o desenvolvedor de produtos do Albanos, Rodrigo Greco, e a beer sommelier Fabiana Arreguy, que conduziram a expedição, visitaram a pequena produtora Meire Ribeiro, que faz diversos produtos com jabuticaba.

A produtora é presidente da Associação de Produtores de Derivados da Jabuticaba de Sabará (Asprodejas) e dona da empresa Sabarabuçu, especialista na fruta. A partir da sua experiência, foi possível compreender melhor sobre o sabor e o uso da jabuticaba em diferentes receitas, e como ela poderia ser utilizada em uma nova cerveja Albanos.

Depois de colher inspirações e, claro, as frutas, era hora de voltar à fábrica de cerveja Albanos, fazer pesquisas e experimentos.

Da Origem ao Copo - Cerveja de Jaboticaba - Cervejaria Albanos

 

 Jabuticaba no copo

A viagem abriu as portas para a criação de uma Catharina Sour, com as jabuticabas de Sabará.

A Catharina Sour é um estilo criado no Brasil e recentemente incluído no Beer Judge Certification Program (BJCP). Suas principais características são a acidez marcante, a alta carbonatação e a utilização de frutas do bioma brasileiro.

Nessa linha, o novo rótulo do Albanos traz uma receita especial com a jabuticaba como protagonista e se torna uma representação de toda a fruta na bebida, com suas características peculiares: acidez leve, porém marcante, dulçor baixo e a cor arroxeada.

Para chegar a este resultado e fazer com que a fruta sobressaísse, a cervejaria utilizou a jabuticaba prensada, de forma a extrair seu sumo.

Ficou curioso para conhecer a nova produção? A cerveja já está disponível no Hub Cervejeiro Albanos Sion e pode ser apreciada em forma de chope, on tap.

A primeira etapa do projeto Da Origem ao Copo resulta em três rótulos com ingredientes regionais. Em breve, você conhecerá a terceira e última cerveja desta edição.

Veja Também:

Bares bons em BH para assistir a jogos de futebol: o que devem ter?

Saiba mais

Como vender chopp: Guia para quem está começando no mercado

Saiba mais