b

GAZETA
ALBANOS

Fique por dentro de todas as novidades que envolvem a plataforma Albanos!

01/04/2021

Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau

Considerado o Grammy das Cervejas, o Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau (SC) deveria ter acontecido este mês. Mas, devido à pandemia mundial de Coronavírus, ele foi adiado e só há previsão de acontecer novamente entre 9 e 12 de março de 2022. Na realidade, ele foi o último grande evento cervejeiro do país antes de todos entrarem em isolamento social.

Em estado de saudosismo, vamos falar sobre a importância desse tipo de evento para o cenário. Esses festivais são fundamentais para o fomento do mercado, valorização das cervejas artesanais e também para que mais pessoas e especialistas fiquem conhecendo novas cervejarias, cervejas e produções. Diversas marcas já foram impulsionadas e ganharam relevância devido ao Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau, assim como outros tantos.

Ele merece destaque porque vem se consolidando como o maior do ramo no país. Ali acontece uma feira de cervejas, onde é possível degustar de tudo e ainda há disseminação de conhecimento sobre o mercado. Os melhores sabores, aromas e harmonizações ficam em evidência. O Parque Vila Germânica, em Blumenau, se transforma em verdadeira festa. Tudo em prol da cultura cervejeira.

É neste festival também que acontece a mais importante premiação cervejeira do país. É o Concurso Brasileiro de Cervejas, que em 2020 avaliou 3284 rótulos de 634 cervejarias e 146 estilos da bebida.

Em 2021, milhares de rótulos estão em processo de avaliação por mais de 100 jurados brasileiros e internacionais e o concurso acontecerá da mesma forma, só que em formato digital. Assim, é possível acompanhar a evolução da produção no Brasil, as novidades e tendências atuais.

A competição é tão relevante que, mais que premiar e apontar o que merece destaque no momento, traz também a oportunidade de aprimorar as cervejas. Isso porque os profissionais que avaliam as bebidas fazem comentários que podem contribuir para a melhora dos processos produtivos.

Várias marcas mineiras já tiveram a honra de serem avaliadas e ficar entre as melhores em alguns estilos. A Cervejaria Albanos já levou a medalha de bronze com a cerveja Irish Dry Stout, que com notas marcantes de café e chocolate vem chamando muita a atenção do público e da crítica.

Outra cervejaria premiada é a Antuérpia. No quesito cervejaria experimental, a marca já levou a prata com o rótulo Nikita Cherry Hikey e o bronze no estilo Juicy e Hazy Pale Ale com a cerveja Névoa.

Agora é esperar que tudo volte ao normal e em breve possamos todos celebrar a cultura cervejeira em festivais, regados a boa cerveja e amigos!

Onde encontrar:

Cervejaria Albanos: loja.albanos.com.br

Cervejaria Artuérpia: www.cervejariaantuerpia.com.br

Veja Também:

Princípios da harmonização. Como harmonizar cervejas e comidas

02-10-19-X-beer-63-final
Saiba mais

Cerveja Delivery – Você sabia que a Cervejaria Albanos oferece serviço de entrega de cerveja?

Cervejaria Albanos - Cerveja Artesanal - Delivery de Cerveja - Entrega de Cerveja
Saiba mais

Lager e Ale, você sabe a diferença entre elas?

17-03-2020-Latas-Albanos-6-redi
Saiba mais

As melhores cervejas para o verão

D.O.C CATHARINA SOUR COM JABUTICABA
Saiba mais