GAZETA
ALBANOS

Fique por dentro de todas as novidades que envolvem a plataforma Albanos!

stout-2
05/11/2020

International Stout Day

stout-1

 

No mundo cervejeiro o que não faltam são datas para celebrar e, claro, fazer um brinde! Em novembro, o homenageado é o estilo que vem conquistando cada vez mais os amantes da bebida: Stout. No dia 5 de novembro foi comemorado o “International Stout Day” ou, em bom português, Dia Internacional da Stout.

Conhecida por ser uma cerveja escura, com malte torrado, a Stout é derivada das Porters. Suas características podem variar muito entre os rótulos encontrados no mercado. Isso porque existem muitos sub-estilos, como Imperial Stout, Dry Stout, Scotch Stouts, Oatmeal Stout, Chocolate Stout, entre outros.

Mas, de forma geral, as Stouts são cervejas de alta fermentação e, graças ao malte torrado, têm um sabor tostado, conferindo um corpo médio ou alto e uma cor muito escura, considerada sua característica mais marcante. O sabor intenso confere o nome ao estilo (forte, em inglês), porém, nem todas têm alto teor alcóolico. Há dois protagonistas no paladar: o café e o cacau. Já no aroma, o lúpulo e o frutado ganham destaque.

A origem da Stout tem muitas versões, com Irlanda e Inglaterra brigando por sua criação. Ainda assim, a versão irlandesa ganhou fama no mundo inteiro. Inicialmente, foi chamada de Stout Porter, por ser mais forte que a usual Porter, muito consumida pelos trabalhadores dos portos e regiões litorâneas de Londres e desenvolvida na primeira metade do século XVII. Posteriormente, foi necessário separar os dois estilos porque eles começaram a se diferir muito, ganhando, assim, suas próprias características.

Para quem busca por opções para experimentar o estilo, a Cervejaria Sátira conta com a Sátira Imperial Stout, uma cerveja escura, com alto corpo e amargor médio, com notas de café, chocolate, frutas pretas e cacau, além de adição de Nibs de Cacau na produção. A Capapreta também conta com a Plata o Plomo, rótulo que levou a medalha de ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas 2019 na categoria American Style – Stout.

Em 2018, a cerveja Albanos Irish Dry Stout também recebeu a medalha de bronze no Festival Brasileiro de Cerveja, em Blumenau (SC), considerado o maior concurso de cerveja do país. Escura, da escola irlandesa, feita com malte de cevada torrada, a bebida tem baixo corpo, aromas tostados de café e chocolate e 4% de teor alcoólico. Seu corpo bem leve e fluido, além do teor alcóolico baixo, aumenta a drinkability.

Quem ainda não conhece, vale a pena provar! E quem já é apaixonado, que tal servir um copo cheio e degustar os fortes sabores do estilo?

 Onde encontrar:

Sátira Imperial Stout – Cervejaria Sátira: www.instagram.com/cervejariasatira/

Albanos Irish Dry Stout – Cervejaria Albanos: www.loja.albanos.com.br

Plata o Plomo – Cervejaria Capapreta: www.cervejariacapapreta.com.br

Glossário

Stout: as Stouts são cervejas de alta fermentação e produzidas a partir de malte torrado o que lhe confere alto/médio corpo e sabor tostado, além de uma cor muito escura.

Porter: Porter é uma cerveja escura, fabricada no Reino Unido que tem um leve sabor amargo e um elevado teor de ácido carbónico.

Veja Também:

Cerveja com jabuticaba: conheça os sabores do Projeto da Origem ao Copo

Saiba mais

5 Razões para você ver o Thiago Delegado no nosso Canal

Live Thiago Delegado Cervejaria Albanos
Saiba mais

Sabia que a Cervejaria Albanos tem delivery em casa pelo Ifood?

Delivery em casa Albanos
Saiba mais

Lager e Ale, você sabe a diferença entre elas?

Saiba mais