GAZETA
ALBANOS

Fique por dentro de todas as novidades que envolvem a plataforma Albanos!

28/08/2020

Lager e Ale, você sabe a diferença entre elas?

Quantas vezes você já deve ter visto uma dessas duas palavras em rótulos de cerveja e se perguntou o que elas querem dizer, não é mesmo?

Pois aqui vai uma explicação simples e direta do significado de cada uma, assim você poderá fazer suas escolhas de qual cerveja prefere com muito mais propriedade:

Lager e Ale são os termos referentes aos dois principais grupos de fermentação da cerveja. Você já sabe que cerveja é uma bebida fermentada à base de malte de cevada, certo? Mas talvez não saiba que a fermentação pode se dar de maneiras diferentes, com cepas distintas e temperaturas variadas.

Lager é uma palavra derivada do idioma alemão, cujo significado é armazenamento. O termo se refere ao tipo chamado de baixa fermentação, ou seja, o processo se dá em temperaturas mais baixas (entre 5 e 13 graus) e pela cepa de levedura chamada Saccharomyces pastorianus.

O resultado são cervejas mais límpidas, com aromas discretos dos ingredientes da bebida – malte e lúpulo. São exemplos de estilos de cerveja Lager: Pilsen;  Bock, Helles; Dunkel; Schwarzbier, entre outros.

Ale é um termo derivado do idioma anglo-saxão e se refere ao tipo chamado de alta fermentação. Neste caso, o processo fermentativo acontece em temperaturas mais altas (entre 15 e 25 graus) e pela cepa de levedura chamada Saccharomyces cereviseae.

Cervejaria Albanos - Cerveja Artesanal - Delivery de Cerveja - Entrega de Cerveja

O resultado são cervejas com aromas mais exuberantes, vindos não somente dos ingredientes básicos, como malte e lúpulo, mas também de vários compostos secundários formados pela levedura no processo de fermentação. São exemplos de estilos de cerveja Ale: Weizen; IPA; Stout; Belgian Wit; Belgian Blond e dezenas de outros.

Mas atenção! Não caia no erro de que cervejas Ale são mais fortes ou mais escuras do que as Lager! Teor alcóolico e coloração da cerveja não são determinados pelo tipo de fermentação da bebida.

Texto por Fabiana Arreguy.

Veja Também:

Música Para Todos: não perca a live com Gabriel Elias e Pedro Mendes

Saiba mais

Como aumentar as vendas de chopp em 6 dicas

Saiba mais