Marketing digital para restaurantes e bares: como aplicar no seu PDV?

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26/04/2020

Marketing digital para restaurantes e bares: como aplicar no seu PDV?

Saber planejar e colocar em prática uma estratégia de marketing digital para restaurantes e bares é um passo que você já deveria estar fazendo – se ainda não está.

Isso porque já há muitos anos não é mais suficiente ter apenas um negócio local físico. Antes de ir a um local e convidar os amigos, as pessoas fazem pesquisas na internet, consultam as redes sociais, fazem comparação de preço. É para fazer reserva? São poucos os que ainda ligam, o negócio é fazer a reserva por WhatsApp.

Podemos citar diversos motivos para se investir no marketing digital para restaurantes e bares. Então, veja as dicas de como fazer no seu estabelecimento.

Mercado altamente competitivo

Enquanto nos anos 80, 90 e 2000 a moda era o consumo de bens, possuir marcas e objetos dos sonhos, a geração Y veio nas últimas décadas mostrando que consumir experiências é muito mais relevante.

E é por isso (dentre vários outros motivos) que o mercado gastronômico no Brasil e no mundo tem ficado cada vez mais competitivo. Em Belo Horizonte, por exemplo, surgem novos bares a cada dia. Fecha-se uns, abrem-se outros, cria-se mercados gastronômicos, feiras e cervejarias artesanais.

E para quem tem um estabelecimento se sustentar está cada vez mais difícil. Ainda mais em um tempo de instabilidade como o que estamos vivendo. Então, como se destacar e fazer ser visto? Com o marketing digital para restaurantes e bares!

Como fazer marketing digital para bares e restaurantes

Você já está online?

O primeiro passo é, claro, criar presença digital. Você já tem um site próprio? Perfis nas principais redes sociais? Este é o ponto de partida para que você ganhe visibilidade de marca. É simples: se ninguém te vê, não te frequenta. E, nos tempos de hoje, para ser visto é preciso estar online.

Crie seu site mesmo que você já tenha páginas nas redes sociais. É lá que estarão reunidas todas as suas informações oficiais para o cliente: telefone para contato, cardápio, endereço, serviço de atendimento ao cliente, fotos e diferenciais.

Em seguida, personalize suas páginas nas redes sociais – ao menos o Instagram e o Facebook – que é onde a maioria dos usuários brasileiros estão.

Facebook e Instagram

Falando nelas, estas são redes imprescindíveis, já que os usuários querem saber informações em tempo real, além de deixar críticas e sugestões de um jeito fácil. Veja maneiras de se dar bem nas redes sociais:

  • Utilize fotos profissionais. Isso irá valorizar e dar credibilidade ao seu perfil.
  • Aposte nos conteúdos em vídeo. Pesquisas mostram que vídeos curtos engajam muito bem, inclusive de uma forma mais efetiva que as fotos. O Instagram aceita vídeos de até 1 minuto no feed ou vídeos mais longos pelo IGTV.
  • Também é indispensável postar conteúdos nos stories, com informações mais imediatas, já que eles duram apenas 24 horas.
  • Responda às mensagens diretas logo que possível.
  • Vá fundo no #foodporn. Desde o surgimento do Instagram, o que as pessoas mais gostam de postar é foto do que estão comendo. Por isso, publique fotos que criem desejo e abram o apetite.
  • Crie eventos no Facebook para dar uma agitada na programação do seu bar ou restaurante.
  • Utilize sempre em seus posts a localização do seu bar ou restaurante.

Use e abuse dos anúncios

Os canais de marketing digitais permitem que você faça anúncios pagando bem menos do que nas mídias tradicionais. Isso é extremamente útil para que você possa divulgar mais e testar mais.

Quando falamos em testar é porque certos tipos de anúncios funcionam melhor que outros. Mas você só vai saber se colocar em prática.

No Gerenciador de Anúncios, você consegue criar campanhas para o Facebook e o Instagram, segmentando seu público, utilizando informações de localização, dados demográficos (idade, gênero) e interesses. Assim, você não só atrai mais pessoas, mas as pessoas certas.

Está empolgado para dar uma turbinada no seu digital? Aproveite também para ver como aumentar as vendas de chopp no seu estabelecimento.

Crie seu WhatsApp Business

Para quem tem um negócio local, nada melhor que usar o WhatsApp Business. Seja para reservas, para envio de promoções aos clientes, para pesquisas de satisfação, com este aplicativo você consegue automatizar suas respostas e agilizar a troca de mensagens com os clientes.

Também é possível classificar seus clientes por etiquetas, assim você divide, por exemplo, entre os fregueses assíduos, novos clientes, aqueles que merecem uma atenção especial e por aí vai.

Sabia que é possível também criar um catálogo com seus produtos e divulgar aos clientes? No marketing digital para restaurantes e bares isso fica perfeito para quem quer mostrar seu cardápio.

Cervejarias Artesanais

Crie seu perfil no Google Meu Negócio

Sabe quando você pesquisa por um estabelecimento no Google e ele aparece ao lado direito da página com todas as informações? Pois é, você pode personalizar este campo para o seu bar e interagir com seus clientes.

Coloque no Google Meu Negócio o nome do seu estabelecimento, endereço (com interface para o Google Maps), telefone para reservas, horário de funcionamento, seu site, fotos. A plataforma ainda permite que você crie postagens próprias, o que significa que dá para inserir promoções, descontos e divulgar eventos, por exemplo.

Cervejarias Artesanais

Seus clientes também poderão enviar mensagens a você e deixar avaliações sobre seu estabelecimento. Sabia que todos os meses são feitas 5 bilhões de pesquisas no Google por restaurantes?

A plataforma ainda te dá dados sobre as pesquisas dos seus clientes, o que pode dar insights para sua estratégia de marketing.

Agora que você já sabe como fazer marketing digital para restaurantes e bares, coloque em prática! E se você quer ampliar seu portfólio de produtos, oferecer as melhores cervejas e chopps da cidade, contar com uma logística eficiente e acompanhamento constante, seja um PDV Albanos!

 

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