GAZETA
ALBANOS

Fique por dentro de todas as novidades que envolvem a plataforma Albanos!

26/06/2020

O que é IBU?

Você já deve ter se deparado com essas três letrinhas nos rótulos de cervejas artesanais: IBU

E pode ter-se perguntado o que elas significam, não é?

Pois então… IBU é uma sigla para a frase International Bitter Unit e representa uma escala, de 0 a 100, que mede o potencial de amargor conferido pelos lúpulos à cerveja. Esse potencial é calculado e medido a partir dos alfa-ácidos presentes na planta. O lúpulo guarda em suas pétalas óleos essenciais, ou resinas. E é neles que se encontram os alfa-ácidos que, no processo de produção da cerveja, são liberados carregando consigo o amargor. Então, em tese, quanto maior o IBU mais amarga a cerveja será.

Será?

Bom, há uma diferença grande entre o potencial de amargor conferido pelos alfa-ácidos e o amargor que sentimos na cerveja. E sabe por que?

Porque a cerveja é composta não somente de água e lúpulo, mas também de malte. Os grãos trazem dulçor à cerveja, pois são eles os geradores de açúcares que vão alimentar a levedura, responsável pela fermentação da bebida. Assim sendo, quanto mais maltada for a cerveja, mais doçura sentiremos nela. Quando juntamos a doçura dos grãos com o amargor do lúpulo equilibramos o sabor da cerveja, para que não fique enjoativo de tão doce ou incômodo de tão amargo.

Há muitos estilos em que o potencial de amargor dos lúpulos é amenizado pelo grau de doçura vinda do malte. E assim nossa percepção é ” ludibriada”, não correspondendo ao número elevado do IBU descrito no rótulo.

Agora você já sabe. Viu IBU em algum rótulo de cerveja? Lembre-se que ele mede a escala de amargor conferido pelos lúpulos!

IBU

Texto por: @fabiana.arreguy

Veja Também:

7 dicas de como servir chopp corretamente

Saiba mais

Lager e Ale, você sabe a diferença entre elas?

Saiba mais