Você já deve estar cansado de ver essas três letrinhas juntas dando nome ao estilo da cerveja, não é? E o que é afinal IPA?
IPA são as iniciais do nome desse estilo: India Pale Ale, que foi desenvolvido na Inglaterra do Século XIX, para abastecer a colônia inglesa na India.
Com conhecimentos antigos sobre o poder de conservação do lúpulo, cervejeiros da cidade de Burton-on-Trend começaram a produzir suas Pale Ale com altas doses da planta, de olho no comércio entre Londres e Calcutá. A água local, bastante dura, ajudava a criar um perfil mais amargo para as cervejas que eles produziam. Assim, mesmo com a longa travessia por mar, elas chegavam ao seu destino intactas, com aroma e sabor preservados.
Os londrinos, sabendo da cerveja especial que era enviada à colônia na India, começaram a exigir que também os pubs em Londres servissem a “Pale Ale das Indias”. Anos depois, um jornal de Calcutá batizou a tal cerveja com o nome India Pale Ale, eternizando o estilo até hoje cultuado e amplamente revisitado.
IPA é hoje o estilo mais consumido pelo público de cervejas artesanais em todo mundo. É também o estilo que mais ganha, dia após dia, interpretações e subestilos que transformam por completo suas características originais.
Apenas uma característica não pode ser alterada: IPA, seja em qual interpretação ou subestilo se encaixe, é sempre uma cerveja altamente lupulada. O Lúpulo é a alma desse estilo!