GAZETA
ALBANOS

Fique por dentro de todas as novidades que envolvem a plataforma Albanos!

Da origem ao copo - Stout Chocolate -Albanos do Brasil
26/09/2019

Cervejaria Albanos lança o projeto DA ORIGEM AO COPO, em busca de ingredientes para criação de novas receitas de cervejas

PRIMEIRA CERVEJA DA SÉRIE “DA ORIGEM AO COPO” JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NAS CASAS:

UMA STOUT CHOCOLATE COM COMPOTA DE LARANJA-DA-TERRA

 

Após produzir mais de 30 rótulos próprios de cervejas artesanais, entre os fixos e sazonais, passeando por diversos estilos cervejeiros, experimentos com abóbora, cramberry, chá e ganhar prêmios significativos, a Cervejaria Albanos decidiu que é hora de se aprofundar em suas raízes e lançou o projeto “Da Origem ao Copo”.

Desde agosto, o mestre cervejeiro Pablo Carvalho e a beer sommelier Fabiana Arreguy colocaram o pé na estrada e estão realizando expedições por Minas Gerais em busca de tradições e inspirações para a criação de novas receitas de cervejas. “Fomos buscar diretamente na fonte ingredientes que retratam a riqueza e a multiplicidade do estado. Das famosas jabuticabas de Sabará, passando pelas compotas e doces, tombados como patrimônio imaterial, de São Bartolomeu, chegando ao café do Sul de Minas. Uma verdadeira ode a Minas Gerais! E o projeto valoriza o pequeno produtor. É cerveja artesanal de verdade.”, conta Fabiana.

Três novos rótulos já foram desenvolvidos a partir das expedições. E a primeira cerveja do projeto já está disponível Hub Cervejeiro Albanos Sion, on tap: uma Stout Chocolate com compota de laranja-da-terra. A cerveja tem como base o estilo Stout, com notas torradas que lembram chocolate e café. Junta-se a isso o sabor da compota de laranja, cítrica e levemente amarga do sumo da fruta. A sensação é a de estar saboreando uma barra de chocolate com laranja. Em breve haverá também versões em lata e garrafa. Os outros dois rótulos da primeira etapa do projeto serão lançados ainda em 2019.

 

Novas Receitas de cervejas artesanais - Da origem ao Copo

 

Para a criação desta receita, a dupla visitou Edu Tijolo, em São Bartolomeu, distrito de Outo Preto. O doceiro herdou a profissão – e o apelido – do pai. Começou no ofício aos 13 anos e hoje é famoso na cidade, tradicional por suas compotas. A produção é feita em um anexo de sua casa e muitas das frutas colhidas no próprio pomar.

Além de traduzir os sabores mineiros em forma de cerveja, o projeto “Da Origem ao Copo” tem a missão de valorizar o pequeno produtor. Atualmente, a agricultura familiar representa 38% do valor bruto da produção agropecuária do país, são 4,4 milhões de famílias agricultoras trabalhando. Só em Minas Gerais, temos 350 mil propriedades familiares. Ao apoiar esta ponta a cadeia, além de difundir a cultura mineira, a Cervejaria Albanos fomenta o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Ao subir e descer montanhas, visitar produtos e produtores, uma infinidade de sotaques, causos e memórias, a frase eternizada por Guimarães Rosa nunca fez tanto sentido: “Minas são muitas”.

Novas Receitas de cervejas artesanais vem de São Bartolomeu - Da origem ao Copo

Entre em nosso canal do Youtube e acompanhe nossa série do projeto “Da origem ao Copo”

https://www.youtube.com/channel/UCABeALx90lPfQomq9Zr2eNA

Veja Também:

5 Motivos para você participar da 2ª Edição do Concurso Click Cervejeiro, especial de Namorados, da Cervejaria Albanos

Click Cervejeiro Albanos BH
Saiba mais

Comprar Cerveja Online – Compre sem sair de casa

17-06-2020-Pilsen,-Session-Ipa-e-1870-17-boa
Saiba mais